segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DE OFICIAIS E PRAÇAS

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DE OFICIAIS E PRAÇAS - GABINETE DE GESTÃO DE PROJETOS - NOTA GAB/SEDEC 170/2015.

Haverá reunião de acompanhamento do projeto em epígrafe :
Para os membros e os selecionados: às 14h, do dia 26 de agosto de 2015 no Auditório A do Quartel do Comando-Geral.
Para os membros da comissão : às 9h do dia 02 de setembro de 2015, nas dependências do Gabinete da SUBSEDEC.

Já enviei a minha sugestão através de email ao CMT GERAL.
Aos Oficiais e Praças selecionados para o acompanhamento da reunião, deixo aqui a minha sugestão:
1-Não alterar a promoção por tempo de serviço e sim modificar a forma de ingresso na Corporação, criando novos cursos e exigindo uma capacitação frequente para um plano de carreira com Progressões  Hierárquicas  por mérito, excluindo a promoção por merecimento e mantendo apenas as por bravura e post-mortem.
2- Ingresso único na carreira de bombeiro militar através de concurso público para o CFSd  (Curso de Formação de Soldados) , exigir  o ensino fundamental  completo.
3- Servir como soldado no mínimo por 03 anos e completar o ensino médio,  a partir daí está  apto para fazer prova para o CFC.  E caso tenha o nível superior comprovado, já poderá fazer prova direto para o CFO ( Escola de Formação de Oficiais).
4-  Como cabo ter no mínimo 02 anos de serviço na graduação, requisito este para se habilitar ao CFS.( curso de Formação de Sargentos)
5-  Como  3ºSGT, ter no mínimo 02 anos na graduação, requisito este para se habilitar ao CSE. ( Curso de Sargentos Especialistas )
6-  Como  2ºSGT, ter no mínimo 02 anos na graduação,  requisito este para se habilitar ao CAS. ( Curso de Aperfeiçoamento de sargentos )
7-  Como 1ºSGT,  ter no mínimo 02 anos na graduação,  requisito este para se habilitar ao CPSO ( Curso de Preparação para Suboficiais ).
8-  Como  Subtenente, ter no mínimo 02 anos na graduação,  possuir  o nível superior comprovado,  requisito este para se habilitar ao CHOAE. A promoção a Oficial não deverá coincidir com a Promoção dos demais quadros, porque a antiguidade como Oficial passa a ser na data da promoção, ( Quadro de acesso único).
9-  Como 2º Ten, ter no mínimo 02 anos no Posto,  requisito este para se habilitar ao CEO (Curso  de Especialização de Oficiais). Cursos que poderão ser em qualquer área de interesse da Corporação.
10-  Como 1º Ten, ter no mínimo 03 anos no Posto,  requisito este para se habilitar ao  CAO ( Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) .
11-Como Capitão, ter no mínimo 03 anos no Posto,  requisito este para se habilitar ao  CCOS ( Curso de Capacitação ao Oficialato Superior).
12- Como  Major, ter no mínimo 03 anos no Posto,  requisito este para se habilitar ao CSA ( Curso Superior de Aperfeiçoamento)
13- Como  Ten Cel, ter no mínimo 03 anos no Posto e concluir o CSC ( Curso Superior de Comando) , para ser promovido ao Posto de Coronel.

- Considerando que através dessa proposta, um Soldado aplicado, poderá chegar a Subtenente com 12 anos de serviço, e ao último posto da carreira com 32 anos de serviço. Enquanto aquele que esperar o tempo passar, chegará a Subtenente somente com 25 anos de serviço.
 - Se o militar após o primeiro interstício de 03 anos comprovar  já possuir o nível superior ao entrar na Corporação, poderá fazer prova direto para o CFO ( Escola de Formação de Oficiais).
- Considerando que atualmente a ESFAO ( Escola de Formação de Oficiais) exige apenas o nível médio para ser aluno, e só se forma em Oficial após três anos.
- Considerando que, ao modificar a forma de ingresso na Corporação, publicando em edital  a exigência de nível superior para os candidatos ao Oficialato no CBMERJ, não será necessário o Estado investir 03 anos na formação universitária destes candidatos.
- Logo, o tempo de preparação militar e específica do Aspirante a Oficial Bombeiro na ESFAO, poderá ser reduzida para 01 ano (12 meses),  trazendo uma enorme economia para o Estado.

Caso O Sr CMT GERAL,  ache que a minha proposta possa ser estudada e aperfeiçoada, estou a disposição para colaborar neste e demais projetos para a nossa instituição.

Adilson Bandeira – Major BM QOA/83.

Nenhum comentário:

Postar um comentário